Palestra inaugural com Prof.ª Dr.ª Francilene Cardoso. Bibliotecária e Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, além de autora dos livros “O Negro na Biblioteca” e “As cores do reggae”. Também criadora da Livraria Lekti.
No Brasil, Maria Firmina dos Reis é autora pioneira na publicação do gênero narrativo romance com a obra “Úrsula” (1859), cujo teor estético e ético constitui suficiente justificativa para escolha daquela como patronesse deste clube de leitura. Além disso, a escritora possui vasta obra, dentre os contos “A Escrava” e “Gupeva”, os poemas reunidos em “Cantos à beira- mar” com dedicatória memória de sua mãe, e textos poéticos difusos em periódicos da época. Merece destaque o seu “Hino de Libertação dos Escravos”.
Mediadora. Rossana Jansen dos Santos. Auditora de Controle Externo- TCE/MA.
Questões:
Q1- Qual a importância da intelectual Maria Firmina dos Reis para a literatura brasileira no séc. XIX, e no atual séc. XXI?
Q2- Qual a inovação contida no romance “Úrsula”, em especial?
Links úteis: https://livraria.camara.leg.br/ursula-e-outras-obras-2
Reis, Maria Firmina dos, 1825-1917. Úrsula e outras obras [recurso eletrônico] / Maria Firmina dos Reis. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2018. – (Série prazer de ler; n. 11 e-book) Conteúdo: Úrsula – Gupeva – A escrava – Cantos à beira-mar. Versão E-book. Modo de acesso: livraria.camara.leg.br Disponível, também, em formato impresso.